Informações


                                                                          Agapornis 


Originários do continente africano, "Love Birds" , como são conhecidos, são hoje reproduzidos em cativeiro, garantindo-se assim a continuação da sua espécie. 


As três espécies mais conhecidas são:

  • Agapornis Roseicollis
  • Agapornis Fischeri
  • Agapornis Personata
As espécies menos conhecidas ou menos divulgadas são:
  • Agapornis Canus 
  • Agapornis Pullarius
  • Agapornis Taranta
  • Agapornis Swinderniana
  • Agapornis Lilianae
  • Agapornis Nigrigeni
                                     Descrição


O agapornis tem tamanho variado, dependendo da espécie, mas pode variar entre os 14 e os 16 centímetros, e vive entre os 10 e os 15 anos. Entre as espécies conhecidas, estão a roseicollis, nigrigenis, taranta, personata, cana, swinderniana, lilianae, fischeri, e pullaria. A única espécie que não é criada pelo homem é a agapornis swinderniana, que não se adapta em cativeiro.


A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil. Os criadores mais experientes podem conseguir distinguí-los de acordo com os ossos pélvicos, que são mais afastados nas fêmeas, mas este método tem uma eficácia de apenas 30%. E em alguns casos, a fêmea pode ser maior do que o macho, mas não necessariamente. Os agapornis são geralmente muito ruidosos e geralmente conseguem chamar a atenção de todos que estão à sua volta, apesar de não serem animais falantes como os papagaios, entretanto, podem balbuciar alguns sons humanos e palavras curtas. A fidelidade entre machos e fêmeas pode ser bem observado na espécie cana, que imita o comportamento um do outro o tempo todo.


Um factor comum nesta espécie são as mutações, que são tantas, que torna-se difícil descobrir uma ave com a plumagem original. Há mais de 40 tipos de cores diferentes reconhecidas.
                                  
                                   Alojamento


 Estas aves podem ser tanto aves de gaiola, como tem sido mais vistas recentemente, ou em aviário em recinto fechado, ou até mesmo ao ar livre. De qualquer modo, a gaiola ou aviário devem ser feitos de um material resistente às bicadas das aves, que são potentes. Não é recomendado que coloque plantas ou outras coisas do género, já que os agapornis podem destruí-la rapidamente. Os agapornis gostam muito de voar e de fazer acrobacias, por isso, talvez a melhor alternativa seja uma gaiola mais alta do que larga. Não necessitam de qualquer aquecimento, mas se estão localizadas num ambiente externo, convém protegê-las da geada, e ter uma espécie de caixa ou abrigo para as noites mais frias.


                                  Alimentação


Quanto à alimentação, os agapornis devem ser alimentados com boas misturas para periquitos, que pode ser completada com quantidades pequenas de frutas, ervas, bagas silvestres, milho painço e alimentos verdes. É importante que durante a gestação, as fêmeas sejam alimentadas com alimentos à base de ovos, ou suplementos. Sempre que possível dever ter à disposição da ave, uma mistura de arenito.


                                      Higiene


Os agapornis gostam do banho, de maneira que as aves criadas em ambiente fechado devem poder tomar banho com facilidade regularmente, mesmo nos meses de Inverno, e, caso não o possam fazer, devem ser borrifadas com um borrifador de plantas com um jacto bem leve. O cuidado com o banho deve ser mantido principalmente nos meses de Verão. 


                                     Reprodução


São muito fáceis de criar, mas o acasalamento pode ser mais difícil, pela semelhança entre o macho e a fêmea desta espécie. Só é aconselhável fazer uma criação após o primeiro ano de vida das aves. Os agapornis constróem seu ninho com galhos ou qualquer outro tipo de material seco que são destruídos com o seu, já tão falado, forte bico. As fêmeas podem por entre três a cinco ovos, que chocam por cerca de 20 dias, aproximadamente. As crias só começam a apresentar plumagem após um mês e meio após saírem dos ovos. Os agapornis podem ter várias gestações por ano, mas deve ser evitado mais do que duas gestações no mesmo ano, para isto deve retirar a caixa de ninho.


 Algumas vezes, após o nascimento das crias, os progenitores podem apresentar um comportamento mais agressivo, sendo apropriado retirar as crias quando isso ocorrer e a situação o permita. Quando se tornam independentes, há uma grande probabilidade das crias serem rejeitadas pelos progenitores, e neste caso, também devem ser separados, assim que possível. 


                             Ring necks (Psittacula krameri)


                           Características básicas da espécie:


-Extremamente resistentes, excelentes reprodutores, muito bons pais e criam os seus filhotes sem problemas . 


-Vivem e reproduzem bem numa grande variedade de viveiros ( suspensos ou convencionais) e ninhos. 


-De plumagem sempre impecável, uma das atracções da espécie é ver o macho se exibindo para cortejar a fêmea. 


                                    Moradia 


-Os viveiros devem ser posicionados de forma a maximizar o sol da manha , permitindo que a luz e o calor atinja os animais, o que é saudável e estimula as aves.

- A rede do viveiro deve ter uma malha de 25x25 mm ou 25x50 mm e o arame o mais grosso possível . O tamanho ideal dos viveiros é de : 2,00 x 0,90 x 0,90 metros. 


- Os poleiros devem ser de madeira e pelo menos com 25 mm de diâmetro, devem ser colocados o mais distante possível um do outro e mais para cima do viveiro. Isso permite mais conforto e exercício para os pássaros. 


                               Alimentação


-Os ringnecks gostam de uma grande variedade de frutas, legumes , verduras, etc, e comem a quase tudo o que lhe puserem à frente.


- Deve-se servir uma mistura básica de sementes diariamente , juntamente com uma grande variedade de legumes e frutas. 


- Proteína é muito importante principalmente na altura da produção e muda e os seus níveis devem ser aumentados nessas épocas. Para tal pode-se servir: 


- Um ovo cozido por casal, uma vez por semana 
- Mistura de ovo + farinhada + frutas + legumes ( picados ) 
- Osso cozido de galinha ( proteína e mineral ) - Arroz cozido 
- Bolo proteico - Ração - Dieta + balanceada do que mistura de sementes 
- Filhotes comem prontamente 
- Adultos podem ser relutantes em experimentar e a mudança deve ser feita lentamente   
-Ainda deve-se servir fruta e legumes diariamente 


                                   Criação


- Quando o tempo começa a aquecer e os dias começam a ficar maiores, os machos começam a cortejar as fêmeas. 


- Os machos também se podem estimular para o cortejo por barulhos altos. Este comportamento também pode ser usado para dar uma indicação de sexo de um pássaro jovem já que somente os machos cortejam. Porém, de vez em quando, fêmeas jovens imitam o cortejo do macho. Deve-se observar e conhecer bem os pássaros. 


- O cortejo e o acasalamento podem ocorrer várias vezes por dia a qualquer hora e pode continuar até que comece a postura ou quando a fêmea começa a incubar os ovos . 


- Os ringnecks aceitam uma grande variedade de ninhos  mas o tamanho mínimo deve ser de 20 x 20 x 40 cm, porém o ideal é de 26 x 26 x 60 cm. O buraco de entrada deve ser de 7 cm de diâmetro e o material para o choco serragem tratada ( atentar para a importância da humidade ) 
                           Postura e incubação


- Os ovos são postos usualmente em intervalos de 48 horas. Logo uma postura de 4 ovos podem ser postos num intervalo de 8 dias. 


- A incubação dura de 22 a 24 dias e normalmente começa depois que o segundo ou o terceiro ovo é posto. 


- Após 10 dias de incubação, poderá ver-se se os ovos estão fertilizados, é frequente ter ovos não fecundos . Se os ovos forem retirados , pode haver uma nova postura. 


- O numero de ovos variedade fêmea para fêmea e pode ser de 1 a 7 ovos , e estes medem de 32,3 mm a 33,8 mm ( ponta ao fundo ) e de 24,8 a 25 mm (Lateral ) 


                               Nascimento 


- Os filhotes nascem de acordo com a postura dos ovos , porém é normal nascerem 2 juntos e os outros de 24 a 48 horas. Pode-se retirar os primeiros ovos e substituir por ovos falsos, para que o nascimento dos filhotes ocorra em simultâneo. Os filhotes nascem pelados e permanecem no ninho por 7 semanas, quando saem do ninho, ainda são alimentados pelos pais por mais 3 semanas. Nesta fase, já são quase do tamanho dos pais, parecidos com a mãe com a excepção do comprimento rabo. 


- As anilhas são de diâmetro 7 mm, anilhar é de extrema importância , principalmente para a identificação dos pássaros portadores. E não nos podemos esquecer , que o Anilhamento é o bilhete de identidade da ave . 


                      Problemas durante a criação 


- A fêmea começa logo a chocar logo após o primeiro ovo ( devido ao forte estimulo ) 


- A fêmea têm o vicio de arrancar as penas dos filhotes no ninho. 


- A fêmea não alimenta os recém nascidos ( o macho não alimenta correctamente devido a escassez de alimentação adequada ou não sabem exactamente o que fazer ou por serem demasiado jovens. 


- Ovo atravessado ( fêmea excessivamente acasalada causando deficiência dos níveis de cálcio e/ou jovens demais , não tendo ainda o sistema reprodutivo totalmente desenvolvido).


                             Genética 


- Para produzir as várias mutações e cores do Ringneck , o criador têm que entender de genética. A genética vai proporcionar um conhecimento de como os genes são herdados pelos filhotes de um casal de pássaros e como determinados indivíduos devem ser acasalados a fim de minimizar o numero / qualidade das cores no ninho. 


-Existem 3 modos de transmissão de características hereditárias: 


 - Ligado ao sexo ( lutino , canela ) 


- Recessivo ( azul ) 


- Dominante: domin. Incompleta ( ex. cobalto e malva ) e domin. Verdadeira ( ex . verde cinza ) 


 - Os modos de herança genética podem ser combinados em pássaros através de acasalamentos a fim de produzir novas cores. Como exemplo, o “ Silver” – que combina um gene ligado ao sexo comum recessivo e um dominante para produzir esta cor.


-Silver = canela + verde cinza + azul


                          Tipos de mutação


- Mutações primárias: são as que ocorrem espontaneamente. Existem actualmente no Ringneck em torno de 50. Como ex: lutino, verde cinza , azul, canela , turquesa , violeta ,etc. 


- Combinação de cores / mutações : junta-se num só pássaro. Genes de outras cores / mutações para formar novas cores. Existem actualmente mais de 340 combinações. Ex: albino ( azul + ino), cinza ( verde cinza + azul ), skyblue ( azul + canela ), etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.